Black Mirror desperta-nos para a nossa própria imagem reflectida nos ecrãs de televisão, smartphones ou outros gadgets, e como os aspectos mais negros da natureza humana podem ser estimulados. Numa Twilight Zone de um futuro próximo, a magia da série está também nos mundos credíveis que cria e géneros por onde saltita. E com tantos contrastes, é fácil que os gostos se dividam: com o recente anúncio da renovação para uma quinta temporada, nada como eleger os nossos preferidos e talvez converter mais uns quantos leitores. Aqui a dificuldade é que estamos só a escolher entre o bom e o excelente.

18 - Playtest S03-E02

Quando um jovem testa um jogo de realidade aumentada, que usa as suas próprias memórias para o assustar, muita coisa pode correr mal. Misturando o ambiente de filmes de terror em casas assombradas com um estilo de videojogo, o potencial para twists era quase interminável. E, muitas vezes, o real é bem mais perigoso que o virtual.

17 - The Waldo Moment S02-E03

Um comediante infeliz manipula um boneco, com ar simpático mas de mau feitio, num sketch satírico de um programa de TV. O sucesso de Waldo, o boneco azul, é tal que é encomendado um episódio piloto para a sua própria série. Tudo se complica quando Waldo concorre a um cargo político para se tornar ainda mais mediático.

16 - White Bear S02-E02

Uma mulher com amnésia foge de atacantes desconhecidos, enquanto é filmada por telemóveis de estranhos, a quem nem passa pela cabeça ajudá-la. Um episódio que deixa o espectador tão confuso como ela própria, até à revelação final, numa realidade em que os desejos do mais comum mortal se tornam lei.

15 - Men Against Fire S03-E05

No futuro haverá uma guerra contra baratas gigantes e é óbvio que têm de ser exterminadas. Ou estaremos a ser sugestionados para isso? O trabalho sujo de soldados enviados para executar ataques militares é levado para outro nível, com a tecnologia a ter um papel decisivo na evolução da espécie.

14 - Metalhead S04-E05

É o único episódio apresentado a preto e branco, com uma simplicidade na narrativa brilhante. Um grupo tenta resgatar um bem precioso de um armazém e começa a ser perseguido por um vilão implacável, através de um mundo deserto e sem sinais de vida. Se um dia chegarmos a isto, lembre-se: cuidado com o predador de metal.

13 - Crocodile S04-E03

Um ex-namorado de uma arquitecta de sucesso reaparece com vontade de revelar um segredo sombrio de ambos. E tudo se complica ainda mais quando ela é testemunha de um acidente, numa época em que existe uma máquina que grava a memória. Em 59 minutos de tensão cortante, até onde ela estará disposta a ir para apagar o seu passado?

12 - The National Anthem S01-E01

Uma princesa é raptada e a única hipótese de ela não ficar sem cabeça é se nessa tarde o Primeiro Ministro britânico fizer sexo com um porco, em directo para a televisão. O primeiro episódio da série serve de ritual de iniciação e joga com a volatilidade da opinião pública, pressões políticas e a vida familiar de um homem face ao impensável.

11 - Shut Up And Dance S03-E03

Um dos mais assustadores, porque pode acontecer hoje e a qualquer um. A chantagem ocorre depois de hackers entrarem no computador de um jovem, que é filmado durante um acto vergonhoso. A partir daí, tem de fazer missões com outros estranhos, também eles obrigados por mensagens escritas, cada vez mais perto do abismo.

10 - Hated In The Nation S03-E06

Uma detective investiga a morte de pessoas odiadas nas redes sociais, que a leva até à empresa que colmatou a extinção das abelhas. O mais longo episódio da série e bastante sólido mostra as proporções que a humilhação online pode tomar, e como enxames de máquinas podem ser ainda mais aterrorizadores que os de abelhas verdadeiras.

09 - Arkangel S04-E02

Um episódio realizado por Jodie Foster, onde uma mãe, depois de quase perder a filha numa ida ao jardim, entra em modo super-galinha e coloca um implante na filha que não só permite localizar a criança e monitorizar os seus sinais vitais, como até mesmo ver através dos seus olhos. Mas como é obvio, a seguir à infância... vem uma adolescente.

08 - White Christmas S02-E04

Lançado entre a 2ª e a 3ª temporada, foi o episódio de despedida na televisão britânica, antes de passar para a Netflix. São três histórias dentro do enredo principal e uma conversa entre dois homens – um deles interpretado por Jon Hamm, de Mad Men –, num argumento com pormenores deliciosos como “bloquear” pessoas na vida real.

07 - Uss Callister S04-E01

A mais recente temporada começou com uma aventura arrojada, numa homenagem ao universo Star Trek que podia ter facilmente descambado, mas se aguenta de forma espectacular. Podia ser só isso, mas na realidade é muito mais, deixando queixos caídos quando se percebe a crueldade envolvida nesta história que, afinal, é de vingança.

06 - Be Right Back S02-E01

A dor pela perda do marido num acidente começa a ser amenizada quando a viúva tem conhecimento de um serviço que recolhe toda a actividade na Internet do falecido, simulando a sua personalidade e voz. Ela isola-se do mundo e guarda-o só para si, mas ainda estamos no início. Até que ponto uma cópia digital pode substituir o original?

05 - Nosedive S03-E01

O primeiro episódio com a Netflix é abrilhantado pela performance de Bryce Dallas Howard, num mundo em que todos se classificam nas redes sociais, avaliando cada interacção. Isso não só determina os bens e serviços que podemos adquirir, como o comportamento de quem nos rodeia. E a realidade é que já estamos demasiado perto disso.

04 - Fifteen Million Merits S01-E02

No mais futurista dos episódios, as pessoas pedalam em bicicletas num espaço fechado para gerar energia, ganhando créditos nesta quase escravatura. A única hipótese aparente de subir na vida é através de um concurso televisivo surreal, um dos programas que entretêm os “ciclistas” - cujo protagonista é nomeado anos mais tarde para um Óscar com Get Out.

03 - The Entire History Of You S01-E03

Quando quase todos usam implantes para gravar aquilo que vêem, a possibilidade de reviver essas memórias ou partilhá-las com outros pode ser algo extremamente interessante ou extremamente doentio, dependendo daqueles que nos rodeiam. Basta pensar numa suspeita de infidelidade, provável rastilho para uma situação explosiva.

02 - Hang The Dj S04-E04

E se as relações passarem a ser decididas por um sistema de encontros que determina não só com quem vivemos, mas até a duração desse namoro? A desilusão pode ser imensa se for obrigado a estar muito tempo com alguém que odeia, ou quando algo muito bom tem de acabar. Mas a paixão consegue sempre revolucionar.

01 - San Junipero S03-E04

Tudo começa nos anos 80, quando numa zona de praia, uma rapariga envergonhada acaba a noite na cama com uma louca por festas que conheceu por acaso num bar. A rapariga volta ao bar, mas não encontra a nova amiga, até que somos esmagados com a grande surpresa. E ficamos por aqui, mais seria estragar a magia de San Junipero.

Partilha isto: