18 - THE POLICE Atlanta 1983

No auge do álbum Synchronicity, os 3 mosqueteiros ingleses invadiram os EUA numa tour memorável. Destaque absoluto para o espetáculo que, no coliseu de Omni, levou ao delírio dezenas de milhares de fãs, enquanto Sting derivava de Roxanne para Every Breath You Take.

17 - THE DOORS Isle of Wight 1970

Estima-se que mais de 600 mil pessoas tenham passado por esta edição, terceira e última, deste festival britânico que foi o maior dos seus tempos. Morrison pediu que as luzes fossem desligadas, numa das últimas actuações da banda, com um explosivo Break on Through, recentemente editado em R-Evolution.

16 - PINK FLOYD Alvalade 1994

O “velho” estádio de Alvalade recebeu aqui um dos mais espectaculares concertos de sempre. Pulse marcou a diferença durante muitos anos, pela música e pelo espectáculo de palco, pontuado por um círculo multimédia gigante.

15 - LED ZEPPELIN Royal Albert Hall 1970

Londres testemunhou uma das maiores actuações de uma das maiores bandas de sempre, com Robert Plant e Jimmy Page num nível assombroso. Em 73 voltaram a dar um concerto épico, no mítico Madison Square Garden, mas guardamos este como referência.

14 - LIVE AID Wembley 1985

Black Sabbath, Run-D.M.C., Beach Boys ou Madonna estiveram na metade norte-americana deste evento que ambicionava acabar com a fome na Etiópia, mas foi Wembley que ficou na memória colectiva, com Queen, The Who, David Bowie e uns U2 ainda novinhos. Não vale gozar com o penteado do Bono, estávamos nos 80s.

13 - AC/DC Buenos Aires 2009

Foi no estádio do River Plate que a banda australiana encontrou, após quase 40 anos de existência, o público mais entusiasta. Era uma massa de 65 mil fãs que saltava em sincronia, enquanto entoavam hinos como Highway to Hell. Simplesmente impressionante!

12 - METALLICA Seattle 1989

Um concerto que serviu de kickoff para década(s) esmagadora(s) da banda de Los Angeles, na senda de …And Justice for All e antecipando Black Album, um dos maiores discos de sempre. Puro gás!

11 - GUNS N' ROSES Tokyo 1992

Rivalizando com o concerto do hipódromo de Vincennes em Paris, para o título de melhor performance da banda, este foi o ano em que Use Your Illusion foi para a estrada. Daqui para a frente, foi sempre a descer!

10 - MUSE Wembley 2007

A banda que, para muitos, vem ocupar o espaço dos Queen na cena musical, tem aqui um momento de afirmação absoluta, num palco mítico para os britânicos. E Knights of Cydonia nunca mais suou da mesma forma!

09 - DEEP PURPLE Osaka 1972

A passagem da mítica banda por terras do sol nascente acabou por abrir novos horizontes. A Japoneses mas também ao próprio Rock&Roll.

08 - ROLLING STONE Altamont 1969

Na história dos festivais, como um dos mais mal organizados de sempre, para sempre perdurará o concerto dos Stones. Actuando como número final, depois Santana e Jefferson Airplane, tiveram de interromper a música Sympathy for The Devil para travar a violência que estava gerada no público.

07 - RADIOHEAD Glastonbury 2003

Um dos maiores festivais do planeta (175 mil almas passam por ali todos os anos, desde 1972), testemunhou um momento único para a banda de Oxford, mas também para o festival. Houve o melhor dos álbuns The Bends, OK Computer e Kid A, servido com muita emoção a um público extremamente generoso!

06 - NIRVANA MTV Unplugged 1993

Foi num concerto intimista para a MTV que a banda de Seattle (na verdade formou-se em Aberdeen, também em Washington) teve, para muitos, a sua maior demonstração de força. Era o triunfo inequívoco do grunge de Cobain e Grohl, embalado por Nevermind de 91.

05 - LINKIN PARK Milton Keynes, Inglaterra 2008

Concerto memorável no original Bowl (Tigela) de Milton Keynes onde nem Jay-Z faltou para um encore de Numb, numa altura em que a banda ainda dava cartas.

04 - BEATTLES Nova Iorque 1965

No mesmo ano em que eram condecorados pela rainha Elizabeth II, faziam em Shea Stadium o primeiro concerto da história do Rock&Roll num estádio aberto.

03 - JIMI HENDRIX Woodstock 1969

Trinta anos depois, o festival também ficou na história, mas pelos motins. Aqui reinava o amor e reza a lenda que, quando Jimi subiu ao palco, já eram 8:30 da manhã. O resto é história.

02 - MICHAEL JACKSON Bucareste 1992

Cerca de 70 mil espectadores receberam um MJ no auge da sua genialidade, durante a Dangerous World Tour.

01 - QUEEN Wembley 1986

A maior banda de todos os tempos (bem sabemos que é discutível, mas é a nossa opinião!) atinge por esta altura o seu momento mais apoteótico, na consagração absoluta, com uma performance eterna.

Partilha isto: