MARVEL´S SPIDER-MAN

PS4

Se muitas vezes os jogos baseados em licenças deixam algo a desejar, com excepções como as criadas pela Telltale, mais ainda costuma acontecer quando se trata de super-heróis, num registo de acção/aventura que em boa parte dos casos nem se percebe bem para que escalão etário era destinado. Neste raciocínio é fácil recordar Batman e as sua série centrada em Arkham, que encheu as medidas da crítica e do público, sendo que felizmente é neste segmento que vamos enquadrar o Homem-Aranha nesta sua estreia como exclusivo da Sony. Desde todo o aspecto visual à recriação de Nova Iorque, a que se junta uma história original bem conseguida e boas mecânicas de combate e disparo de teias, é verdadeiramente incrível atravessar avenidas inteiras balançando de prédio em prédio, o que torna particularmente fácil esquecermos o que devíamos fazer e andar só por ali, a desfrutar dos poderes que trazem grande responsabilidade. Um dos grandes jogos do ano acabou de chegar.

PES 2019

PS4, XBOX ONE, PC

Após dez anos com a licença exclusiva das provas da UEFA, a Konami mudou de estratégia e optou por adicionar uma longa lista de novas ligas oficiais, incluindo a portuguesa, que desta vez brilha com os equipamentos e emblemas de todos os clubes da divisão principal do nosso futebol. Se fora do campo é esta a grande diferença em PES 2019, no relvado tudo está ainda mais afinado, oferecendo a possibilidade de disputar partidas com um elevado grau de realismo, imersão e espectacularidade a todos aqueles que aceitem que o velho PES regressou nas últimas temporadas e tem vindo a dar passos seguros a cada lançamento na actual geração. O que também continua a impressionar são os estádios, quase três dezenas deles licenciados, sendo que aqui são os adeptos do Sporting que têm razão para sorrir, com uma recriação do Estádio de Alvalade de regresso ao título da Konami. De resto, algumas novidades na Master League e uma aposta continuada em myClub, a versão de Ultimate Team de PES, que essa sim volta a introduzir imensas novidades e continua a aposta em lendas, como o nosso Luís Figo.

SHADOW OF THE TOMB RAIDER

PS4, XBOX ONE, PC

Chega-nos agora às mãos o capítulo final da trilogia que em 2013 serviu de reboot para Lara Croft, com resultados bastante positivos. Sem inovar no estilo, já não é algo tão excitante como o primeiro jogo desta nova versão, ou a sua sequela, que a Microsoft chegou a adquirir como exclusivo nas consolas durante quase um ano. Mesmo assim, Shadow of the Tomb Raider conclui de forma satisfatória a aventura e garante que valerá a pena passar pelas mãos de todos os que jogaram os dois outros episódios. Agora é esperar que mais mentes iluminadas voltem a pegar em Lara, dando-lhe nova história e mecânicas que a voltem a tornar irresistível.

Partilha isto: