Battlefield V

PS4, XBOX ONE, PC

Depois de passar por vários ambientes futuristas e de se centrar na dureza da primeira grande guerra na edição anterior, Battlefield está de volta às raízes com o regresso à II Guerra Mundial. Desta vez as coisas estão diferentes, como se nota logo na capa do jogo, com uma mulher, que obviamente não está ali por acaso. Battlefield V inclui personagens femininas, o que gerou bastante polémica por uma suposta falta de realismo histórico. A aposta em variedade é clara, perceptível também no leque de opções da construção de personagens para a vertente multiplayer, que ainda vai crescer bastante, tal como a própria história, mais propriamente War Stories, no plural. O formato antologia está de regresso, com três episódios já disponíveis no lançamento e um quarto planeado para o início de Dezembro, num sinal claro de que mais que um jogo, o novo Battlefield se trata de um serviço que vai receber conteúdos gratuitos ao longo dos próximos meses. Um jogo impressionante, tanto a nível visual como sonoro, Battlefield opta por uma forma diferente de abordar o mercado, que merecendo um voto de confiança da parte dos consumidores tem tudo para dar certo, até porque além de se tratar de um dos mais respeitados títulos do género, já começou por tentar merecer a confiança dos jogadores, anunciando que tudo no jogo é desbloqueado por objectivos alcançados e apenas a vertente cosmética será objecto de comercialização.

Saber é poder: Gerações

PS4

Se já é longa a tradição da PlayStation em disponibilizar formas alternativas de pôr a jogar quem não está habituado a pegar num comando, actualmente a aposta nesta vertente está centrada na gama PlayLink. Depois de há um ano nos ter colocado novamente a responder a perguntas com o concurso Saber é Poder, recebemos agora a nova versão de um dos títulos mais satisfatórios da primeira geração de jogos PlayLink, que se serve apenas do nosso telemóvel ou tablet, utilizando uma app a partir da qual controlará cada título compatível. Herman José está de regresso, dando voz ao apresentador que desta vez, antes de dar a escolher a até seis jogadores entre perguntas sobre música, cinema, desporto, cultura e por aí fora, pretende saber mais uma coisa: qual das últimas quatro décadas queremos seleccionar. E é aqui que está aquela que, não sendo a única, é a grande novidade de Gerações, a que juntam novos Megatrunfos e mini-jogos entre rondas, numa experiência familiar mas renovada.

Football Manager 2019

PC, MAC, SWITCH

Muitas novidades para a nova época, que vão desde a inclusão do VAR nas provas em que é usado no mundo real a uma estreia na série: a Bundesliga, totalmente licenciada. Todo o interface está mais agradável, mas foi na área do treino e das tácticas que se deu uma renovação total, neste que é também o primeiro FM a incluir na base de dados o primeiro passo rumo ao futebol feminino, com a inclusão da treinadora Emma Hayes, que orienta as jogadoras do Chelsea. Por cá tudo na mesma, com as duas divisões profissionais e ainda o Campeonato de Portugal representados.

Farming Simulator 19

PS4, XBOX ONE, PC, MAC

Novos veículos e ferramentas das principais marcas, que no total ultrapassam as três centenas de escolhas, são apenas um dos factores com que tentam implementar um máximo de realismo nesta nova versão de um simulador muito peculiar, que desta vez até já permite andar a cavalo. O modo carreira disponibiliza três cenários iniciais distintos, sendo que na versão multiplayer, entre seis jogadores numa consola ou 16 online podem cooperar ou competir em cada um dos mapas. À partida pode parecer complicado, mas tutoriais não faltam.

Partilha isto: