O autor, João Mendes, depois de ter estudado cinema dedicou-se a este projecto que junta duas das suas paixões, para tentar evitar que se perdesse a memória das bandas e pessoas envolvidas. Daí partiu para uma recolha exaustiva de testemunhos, complementados por imagens e excertos de actuações ao vivo, que graças a uma edição bem conseguida fazem com que este pouco mais de hora e meia passe a correr.

O importante aqui são as histórias contadas, como a influência destructiva do serviço militar obrigatório em relação a imensas bandas, ou todo o tipo de dificuldades que foram tentando ultrapassar quando tudo era um mundo novo, das próprias gravações até aos espaços onde conseguiam dar concertos.

O documento torna-se ainda mais abrangente porque uma conversa sobre o mau material que terá sido usado na produção de discos em vinil, prejudicando o som do produto final, poderia ter tido lugar num qualquer café ou esquina, sem que fosse obrigatório que quem a ouvisse admirasse estes sons mais pesados ou sequer conhecesse os intervenientes de quem se fala. O mesmo se aplica a este DVD, que pode ser interessante mesmo para quem não é fã de Heavy Metal, o que só abona a seu favor.

Como ponto negativo, apenas o tempo curto durante o qual aparecem as legendas com o nome de cada entrevistado e as bandas por onde passou. Várias vezes são duas pessoas em simultâneo e torna-se complicado perceber quem são enquanto se tenta ler em curtos segundos, ao mesmo tempo que já os estamos a ouvir. Alguns extras também teriam sido bem-vindos, mas é compreensível que só isto já demorou anos e estava mais que na altura de o colocar cá fora, até porque pode ser complementado no recém-criado canal do documentário no YouTube.

Resta explicar que a obra não tem narrador, sendo dividida em capítulos, de forma cronológica, onde são os intervenientes que nos vão encaminhando e contando a tal história do Metal em Portugal.

O DVD já pode ser adquirido através da página oficial no Facebook e o próximo passo está a ser dado, com a exibição num festival em Lisboa, o MUVI - Festival Internacional de Música no Cinema, dia 8 de Novembro, às 21:30, no cinema São Jorge.

Partilha isto: