Jo: A história da visita de uma Playmate ao Vietnam em 1966

Por Playboy Portugal

13 de November de 2017

Esta história apareceu na edição de maio de 1966 da Playboy.

Em Novembro de 1965, o Segundo tenente John Price - um jovem oficial aéreo em serviço no Vietnam - enviou ao editor-editor Hugh M. Hefner a seguinte carta:

"Isto é escrito das profundezas dos corações de 180 oficiais e homens da Companhia B, 2º Batalhão, 503ª Infantaria, 173ª Brigada Aérea sediada em Bien Hoa, República do Vietnam. Nós fomos a primeira unidade de tropa do Exército Americano envolvida em ação aqui no Vietnam. (...) estamos orgulhosos de estar aqui e encontrar a resposta para a pergunta: "O que podemos fazer pelo nosso país". No entanto, não podemos ficar sozinhos - o que me leva ao motivo do envio deste pedido. A solidão aqui é uma coisa terrível - e desejamos ver uma rapariga americana real, viva e que respire. Portanto, incluímos com esta carta dinheiro para uma assinatura vitalícia da revista Playboy. Sabemos que, com a compra de uma Subscrição Vitalícia a primeira edição é entregue pessoalmente por uma Playmate. É a nossa mais fervorosa esperança de que esta política possa ser alargada para nos incluir. (...) qualquer uma das atuais Playmates do Mês seria recebida de braços abertos, mas se tivermos alguma escolha no assunto, decidimos por unanimidade que preferimos a Playmate do Ano de 1965 - Miss Jo Collins. Se não somos importantes o suficiente (...) para enviar uma Playmate, por favor, esqueça-se de nós e desceremos silenciosamente de volta à selva".

Profundamente afetado pelo pedido do paramilitar, Hefner começou imediatamente a elaborar um plano para a conclusão bem-sucedida do Projeto Playmate. "Quando recebemos o pedido", lembra Hef, "não estávamos certos sobre como se sentia o Departamento de Defesa em relação à Playboy enviar uma bonita rapariga americana para o Vietnam num momento como este, mas a carta do tenente Price estava muito presente para a deixar de lado e esquecer. “O tenente obviamente foi um leitor Playboy, já que ele se lembrou de uma oferta especial de presente de Natal que a revista publicou há vários anos, que afirmou que uma Assinatura Vitalícia de qualquer cidade com um cartão do Playboy Club teria a sua primeira edição entregue pessoalmente por uma Playmate. Por enquanto ainda não temos um Playboy Club no Vietnam mas achamos que podemos ignorar essa pequena falha técnica dadas as circunstâncias".

Juntamente com as complicações normais e as restrições militares que qualquer cidadão comum encontrava quando tentava viajar para o Vietnam naquela altura, muitos outros aspetos técnicos foram eliminados através dos canais adequados antes de Jo ter recebido a autorização necessária do governo para um voo em. "Os tropas da Companhia B disseram que seria um privilégio se eu pudesse visitá-los, mas da forma como vejo isto, eu sou a única que é privilegiada", observou a Playmate do Ano quando questionada sobre o que sentia sobre a entrega da revista num país de risco.

De volta a terra firme, o grupo daPlayboy foi acompanhado por Jack Edwards, que demitiu temporariamente os seusdeveres como Diretor de Serviços Especiais da imprensa e oficiais militares deSaigon para atuar como agente de ligação do trio durante o seu próximo passeiode três dias pelas áreas de combate circundantes. Como disse Jo: “O Jack estavatão preocupado com uma possível emboscada em V.C. que mesmo depois de sairmosde Saigon, ele continuava bastante inquieto por nós. Conseguiu-nos quartos noHotel Embassy em Saigon depois das nossas reservas originais no Caravelle se teremextraviado; manteve as conferências de imprensa até um mínimo de tempo para quepudéssemos passar a maior parte do tempo na frente com os homens, organizamosuma viagem ma primeira noite a algumas das casas noturnas de Saigon no caso danossa própria moral precisasse de ser reforçada e, em geral,  vigiava-nos como uma mãe galinha. No final daprimeira noite no Vietnam, todos ficamos tão satisfeitos por termos chegadoque, quando um repórter me lembrou que eu poderia acabar baleada durante ospróximos três dias eu disse-lhe que o único tiro com que me preocupava era o daseringa da vacina da cólera que estava programada para a manhã seguinte".

No dia seguinte (terça-feira, 11 de janeiro), Jo e os seus colegas tiveram a oportunidade de testar a sua calma sob fogo. Chegados a Tan Son Nhut às 08h30, vestidos com fardas de combate, colocaram coletes à prova de balas antes de embarcarem no "Playboy Special" com as suas escoltas para uma incursão inicial na linha de frente. "Eu percebi que era uma questão de segurança antes da beleza", diz Jo, "mas não me pude deixar de sentir um pouco insegura. Depois de ver algumas das belezas vietnamitas de Saigon, mencionadas na carta de Price e vendo o equipamento de combate, receava que os homens não tivessem saudades de uma rapariga americana, uma vez que existia uma base de comparação. ” Voando para o território infiltrado e cercado por três navios de armas totalmente tripulados, o "Playboy Special" fez a sua primeira paragem na 173ª sede da Brigada Aérea em Bien Hoa. Aqui, todos os medos que a nossa bonita Playmate pudesse ter, desapareceram quando viu o desfile de para-quedistas sorridentes que a esperavam na pista de aterragem para a cumprimentarem.

A maioria dos homens da Companhia B estava em patrulhas na selva durante a primeira visita de Jo a Bien Hoa, mas o único homem responsável pelo fato de estar no Vietnam, o tenente John Price, estava presente e contabilizado na ala cirúrgica da unidade. Apesar de um braço gravemente ferido que exigiu várias operações antes de poder ser restabelecido para uso completo, o tenente Price conseguiu reunir energia suficiente para dar um abraço à Playmate quando apareceu para entregar a Assinatura Vitalícia, um certificado e a última edição da Playboy. A reação inicial do tenente ao ver o coração da Companhia B, de pé, em carne e osso, foi "Meu Deus, é ainda mais bonita do que as suas fotografias". Lisonjeada, Jo selou a entrega da Playboy com um beijo bem-sucedido e, consequentemente, disse aos médicos da Companhia que Price estava bem e pronto a caminho da recuperação evocando o seu pedido imediato para um compromisso de repetição. Na verdade, a sua condição parecia mesmo ter melhorado que os médicos ignoraram os regulamentos hospitalares para permitir que o tenente os acompanhasse no dia seguinte para almoçar no Camp Zenn - o campo base da Companhia B nos arredores de Bien Hoa.

Depois do almoço, Jo foi para a cabeceira dos homens. "Alguns dos camaradas pediram-me para os ajudar a terminar uma carta para casa, outros queriam lume para o cigarro; mas a maioria deles apenas queria conversar um tempo com uma rapariga da sua própria terra natal. Muitas vezes achei que iria quebrar e chorar como um bebé, mas consegui-me controlar até ao momento em que trouxeram um militar gravemente ferido que perguntou se me poderia ver antes de entrar na cirurgia. Quando cheguei ao pé dele estava a sangrar bastante de ambas as pernas e eu não sabia o que fazer ou dizer para o confortar. Então, ele olhou para mim com o seu melhor sorriso e simplesmente disse: 'Olá linda!' Depois disso, perdi todo o controlo e as lágrimas escorreram-me pela cara."

Antes de deixar Bien Hoa, Jo realizou visitas adicionais ao 93º Hospital de Evacuação Médica e ao 3º Hospital Cirúrgico, onde os médicos em serviço decidiram adicionar alguma “terapia Playmate” à sua própria dieta diária empilhando-se nas camas vazias mais próximas durante as rondas finais. Antes do dia acabar e enquanto o helicóptero estava a aquecer para o voo de volta para Saigon, Jo e a sua equipa, de repente perceberam o quão perto do combate real tinham estado durante as últimas horas. “Estávamos todos prontos sair do Clube dos Oficiais da Brigada quando ouvi pela primeira vez o som de tiros vindos de muito perto”, explica Jo. Eu acho que todos nós estávamos muito ocupados a encontrar-nos com soldados feridos e a conversar com os homens na base para nos termos apercebido de qualquer coisa antes. Logo que o nosso helicóptero partiu, uma série de very lights dispararam e iluminaram tudo durante quilómetros. Eu continuei a pensar o quão bom seria se todos aqueles homens estivessem de volta a casa a assistir a uma celebração do 4 de julho em vez de estarem na selva a lutar pelas suas próprias vidas".

Quarta-feira o grupo dirigiu-se para algumas das zonas de combate mais cruciais no teatro militar de Saigon. A primeira paragem do itinerário foi em Nu Ba Den, um posto estratégico de comunicações sob o comando de tropas das Forças Especiais. Subindo cerca de 3200 pés acima do campo circundante e sob contínuo assalto das minas do Viet Cong escondidas nas áreas densamente arborizadas, a Black Virgin Mountain era defendida por um pequeno destacamento de pessoal das Forças Especiais e os regulares sul-vietnamitas colocados a seu cargo. Mas, apesar da precariedade da sua posição, os famosos Boinas Verdes cumprimentaram o grupo da Playboy com uma festa típica da prontidão das Forças Especiais: Coroando Jo à chegar com a sua própria boina verde, acompanhando-a para os vários pontos de vigia à volta da instalação e servindo como intérpretes quando os soldados vietnamitas pediram para conhecê-la.

Da Black Virgin Mountain, o "Playboy Special" voou para o acampamento das Forças Especiais em Lay Ninth, cujos limites abrangem o majestoso templo de Cao Dai da religião Cao Dai, que combina os ensinamentos do budismo, do cristianismo e do confucionismo. “O templo em si estava bem fora de um conto de fadas”, lembra Jo. "Mas a sua presença no meio de um teatro de combate fez com que tudo isso fosse surpreendentemente incomum. Entramos com os pés descalços e encontramos um mundo diferente, cheio de colunas ornamentadas, pássaros brancos fora das gaiolas e jovens sacerdotes de cabeça rapada, enquanto os homens estavam de uniforme e armados.“

Outras 85 milhas sobre as linhas inimigas levaram os passageiros do "Playboy Special" para a vila de Bu Dop, um dos postos militares mais estrategicamente críticos de toda a zona de guerra do Vietnam. Localizado na fronteira do Camboja e protegido pelo 5º Grupo de Forças Especiais, esta base vital apenas três meses antes foi o cenário de uma emboscada que custou a vida de todos os homens que a defendiam. “Os Boinas Verdes em Bu Dop afastaram-se do caminho para tentar manter um ar relaxado à nossa volta,” contou Jo, “mas podia-se sentir um ambiente de cortar à faca”. Fomos apresentados a quase todos os que se encontravam, do comandante do grupo à maioria dos militares sul-vietnamitas, mas pareceu que nenhum deles deixou a sua posição de campo ou tirou os olhos da selva circundante. Ficamos um pouco mais tranquilos quando o chefe da aldeia e as suas duas mulheres nos vieram receber, já que projetavam o sentimento de completa calma ao caminhar com indiferença sobre a comunidade sem nada da cintura para cima ".

Seja qual fosse o efeito tranquilizante da visão de um chefe de aldeia vietnamita e das suas duas mulheres em topless que pudesse ter tido na equipa da Playboy foi de curta duração, a próxima paragem do seu percurso levou-os para fora dos portões de arame farpado de Bu Dop, para a frente do mesmo trilho da selva onde muitas vezes esteve repleta de Viet Cong. “Como a maioria das covardes”, brincou a Playmate do Ano de 20 anos, “A Joyce e eu ligamos o botão de pânico no minuto em que vimos todos os buracos de bala ao lado do nosso caminhão. E nós as duas juramos que vimos o dedo do Larry a agitar no obturador através de todo um rolo, mas ele recusa-se a admitir”. Quando acabou, o objetivo desse percurso terrestre pelo desconhecido era permitir que alguns dos fãs do sul-vietnamitas de Jo - parados a 15 minutos de distância numa pequena aldeia de Montagnard – vislumbrassem a sua rapariga de glamour verde antes de partir.

O último item na agenda de quarta-feira foi um voo para Vung Tau, uma aldeia costeira cénica na Península Mekong, onde as tropas americanas e sul-vietnamitas podem desfrutar de alguns dias de descanso e de reabilitação antes do seu próximo turno de serviço no interior. "No começo", disse Jo, "eu tive medo de perguntar a qualquer um dos tropas como é que se sentiam a voltar para combate depois de terem tido uma oportunidade de se afastarem de tudo. Achei que todos gostariam de esquecer a guerra e simplesmente se deitarem na praia até que tudo se estabelecesse. Não demorou muito para descobrir o contrário. Muitos de nossos rapazes no Vietnam só têm 17 e 18 anos e não sabem muito sobre as políticas mundiais, mas saí de lugares como Vung Tau, convencida de que eles sabem por que eles estão lá. Ninguém os vai fazer atirar a toalha ao chão.”

O último dia de Jo no Vietnam foi o mais ocupado de todos. Com um delicado auxílio do Brigadeiro Geral Ellis W. Williamson - Comandante Aeronáutico Americano no Vietnam - ela conseguiu uma segunda oportunidade para completar a sua missão conforme planeado quando as tropas de linha de frente da Companhia B foram chamadas de volta a Bien Hoa durante 24 horas, sendo-lhes oferecida uma Assinatura Vitalícia pela sua Playmate favorita. Um por um, os para-quedistas cansados do combate aterraram os seus helicópteros e apressaram-se para um “Olá” muito merecido de Jo - alguns até tinham cópias muito amarrotadas da sua fotografia que levavam nos seus capacetes com a esperança de algum dia a ter autografada. “Quando vi todos aqueles rostos felizes vindos de todas as direções a correr em direção a mim eu sabia que o nosso trabalho estava feito”, disse ela.

Mais uma viagem estava na agenda antes de Jo voltar para Saigon para um avião com destino ao Hawai. Aterrando na Zona de Guerra D, Jo foi escoltada para sede de combate, onde um generoso general estava a esperava para lhe entregar uma lembrança de despedida da sua curta estadia no Vietnam - uma placa sobre a qual havia sido inscritas as palavras: “Saibam todos os homens que, em reconhecimento ao fato de que Playmate Jo Collins viajou para a República do Vietnam para entregar uma assinatura vitalícia para revista Playboy para os Soldados do Céu 173ª Brigada Aero demonstrou uma coragem excecional oferecendo-se para viajar para áreas hostis ao visitar os seus homens e, ao fazê-lo, exibiu o espírito típico de verdadeiros soldados aéreos ... Eu, Brigadeiro-geral Ellis W. Williamson, a nomeio um Soldado do Céu honorário, feito este 13 de janeiro de 1966”.

No dia seguinte da sua partida deSaigon, Jo recebeu mais elogios dos cargos mais altos sobre o trabalho quetinha feito. Entre as visitas a Honolulu ao Hospital do Exército de Tripler ePearl Harbor, Jo recebeu uma chamada do embaixador Averill Harriman, que desejouos seus parabéns e do Secretário de Estado, Dean Rusk, acerca dos brilhantes relatosque ouviram sobre a sua missão. Escusado será dizer que Jo foi homenageadapelos tributos de tão digno grupo de estadistas, mas, como ela dizia, “Osmelhores elogios que eu poderia receber já foram enviados nas cartas de mais de200 companheiros que tive sorte de conhecer algures em Saigon.”

Playboy - A Publicação masculina mais vendida em todo o mundo!